13 de novembro de 2011

Reflexões conjuntas...

Nos últimos anos, e como consequência do processo de crescimento, emancipação, independência e maturidade a desenvolverem-se na minha vida, tenho tomado consciência de uma série de questões que me apoquentam. Nem sempre soube e nem sempre sei lidar com elas da melhor forma. Procurei apoio na família, outras vezes no trabalho desenfreado, ou nos amigos, ou no isolamento, ou na fé/religião, ou ... ... ... Enfim, pensava que já tinha tentado de tudo. Estava prestes a desistir e a resignar-me a sobreviver com questões profundas sem resposta na minha vida.


Até que, um dia destes, conheci aquela que poderá ser uma forma de encontrar respostas a estas questões que me abalam. Sinto-me em processo de descoberta interior. Frequento pela primeira vez na minha vida grupos de auto-ajuda direccionados para cada uma destas esferas de questões. Nestes grupos ouço experiências de outros, partilhamos sugestões de leituras, vemos filmes direccionados para cada uma das problemáticas abordadas, e, se nos sentirmos à vontade, falamos de nós próprios.


Verbalizar uma questão, pressupõe, em primeiro lugar que já somos capazes de a reconhecer/aceitar como questão/problema. É nessa fase em que me encontro agora. Estou a identificar os problemas que me magoam/dificultam/limitam o caminho para a felicidade. Ontem aprendi que este é o primeiro passo para a resolução de qualquer problema ou conflito interior: é a sua aceitação. No final de um workshop a que assisti, o orador (pessoa atenta, inteligente a quem ainda dedicarei neste espaço algumas linhas) perguntava aos presentes o que levavam com eles. Todos os presentes iam repetindo aqueles chavões que tinham marcado a nossa tarde. Quando chegou a minha vez respondi que levava comigo muito trabalho de casa para ser feito. Sinto-me como se estivesse a construir a maior ponte do mundo, pilar a pilar...

1 comentário:

  1. Oh capa eu sei que estou atrasada mas... Parabéns! Muitos beijinhos :)

    P.S.: Estou preocupada com a tua ausência de notícias...pf diz-mse só que está tudo bem please!!!!

    ResponderEliminar